Pesquisar
Close this search box.

Em 2016, julho terá cinco fins de semana. E já esperando uma temporada de praias mais longa e movimentada, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA acionou os parceiros para planejar as ações do projeto “Praia Limpa, Praia Viva”, promovido pela entidade durante os meses de junho, julho, agosto e setembro. Na tarde da última segunda-feira, 11, os diretores de Assuntos Ambientais da associação reuniram-se com representantes dos municípios de Araguaína, Araguanã e Babaçulândia (locais que mais recebem banhistas araguainenses), Polícia Militar, Polícia Ambiental, Ibama, Naturatins, Corpo de Bombeiros e ONG Naturativa e definiram as ações que irão começar dia 15 de junho e se estenderão até 11 de setembro.

De acordo com a primeira secretária da ACIARA, Juliane Carneiro, o foco será na conscientização dos turistas. “Eles são os principais responsáveis pelo manejo do lixo nos acampamentos e nas praias. Queremos criar a cultura de cada um organizar seus dejetos e depositarem no local apropriado para a coleta”. “A prevenção é muito mais vantajosa que a remediação”, completou o diretor Carlos Júnior.

Ações

A atividade principal serão as blitzen na entrada das cidades balneárias e no trevo de acesso ao Garimpinho, praia pertencente à Araguaína. Os voluntários distribuirão panfletos informativos e sacos de lixo para os banhistas. “Nosso objetivo é somar. Pretendemos unir nossas ações com o planejamento dos municípios e reforçar as campanhas”, lembrou o presidente da ACIARA, Márcio Parente.

A campanha também incluirá fiscalização da Polícia Ambiental, Naturatins e Ibama. “Priorizaremos os trabalhos preventivos de orientação principalmente às pessoas que acampam nas áreas fora das praias convencionais. Mas se for encontrado algum tipo de irregularidade, haverá autuação”, explicou o comandante da Polícia Ambiental de Araguaína, Tenente Rodrigues.

Acampamentos

Conforme relatado pelo secretário de Meio Ambiente de Araguanã, Valdermar Alves de Lima, a preocupação maior é com os banhistas que acampam nas ilhas fluviais. “No ano passado, fizemos um trabalho de identificação dessas famílias e monitoramento do tratamento dado ao lixo. Muitos ainda abandonam os locais deixando dejetos nas praias”. Os parceiros do “Praia Limpa, Praia Viva” definiram que, além da identificação dos acampamentos e fiscalização dos órgãos competentes, a Secretaria do Patrimônio da União também será acionada para organizar a ocupação das ilhas nos rios Araguaia e Tocantins, de responsabilidade federal.

Efetivos

Polícia Militar, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros foram questionados se haverá efetivo suficiente para dar apoio aos banhistas na temporada de praias deste ano. Os representantes informaram que é necessário aguardar a manifestação do Governo do Estado quanto ao pagamento de horas extras aos militares. “De toda forma, vamos acionar o Estado para se programar financeiramente para isso”, pontuou Juliane.

Apoio à iniciativa 

Para o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia de Araguaína, Aníbal Neto, a iniciativa da ACIARA é esplêndida. “É sempre fundamental que a sociedade e as entidades se unam pela preservação e uso consciente dos nossos recursos naturais”.

“Nossa região é a que mais recebe os turistas de Araguaína. Então, saindo daqui essa conscientização e trabalho para os banhistas, é louvável. Já temos um trabalho em andamento e, com esse apoio da ACIARA, a tendência é que tenhamos uma temporada ainda melhor para os banhistas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Babaçulândia, Adelsimon Paz de Oliveira.

 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.