A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) deu início a Campanha Praia Limpa – Praia Viva no último final de semana de junho, nas praias banhadas pelo Rio Araguaia, em Araguanã. As ações de limpeza e educação ambiental somaram-se à campanha “Praia Limpa é mais bonita” lançada pela prefeitura para a temporada 2024.
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Naturatins percorreram as praias de Araguanã, Ilha Grande, Ilha do Jardene, Ilha do Amor e a Praia do Escapole. A ação tem levado informações aos visitantes dos 150 acampamentos, cadastrados pela prefeitura. Alguns dos temas tratam sobre a destinação correta de resíduos sólidos, o uso de materiais recicláveis, evitar restos de comida para não atrair animais. Também foram feitas fiscalizações de combate à pesca predatória. O Naturatins fez apreensão de uma tarrafa e uma malhadeira de pesca.
“A campanha fortalece as parcerias na conservação e educação ambiental. O projeto da ACIARA vem agregar com as campanhas que já temos no município para que a nossa cidade seja bem cuidada, para que os turistas tenham conscientização sobre a responsabilidade de cuidar do seu lixo e não deixar na praia, assim como desmontar a sua barraca”, destacou o secretário municipal de meio ambiente e diretor de agricultura, Patrick Rangel.
De acordo com o secretário, a limpeza das praias é diária. Em uma semana de atividade, 980 sacos de lixo foram usados pelos voluntários, totalizando cerca de 6 toneladas de resíduos retirados de praias e ilhas.
Parceria
Além da Prefeitura de Araguanã, a campanha é realizada em parceria com as prefeituras de Araguaína, Babaçulândia e Xambioá. Também são importantes parceiros a Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Sebrae, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Energisa.
Para o Comandante da 2º Cia do BPMA – Batalhão da Policia Militar Ambiental, o capitão Edilson Pinheiro de Sousa, o trabalho de parceiros tem gerado resultados positivos como a redução do lixo e a conscientização ambiental de turistas.
“O BPMA é parceiro do projeto Praia Limpa-Praia Viva a mais de uma década e atua na educação ambiental e patrulhamento das praias. A avaliação sobre o resultado do projeto é muito positiva porque nos arrastões de limpeza tem diminuído bastante a quantidade de lixo recolhida pelos parceiros”, destaca o comandante.
Os parceiros também realizam palestras com barqueiros e barraqueiros sobre o uso adequado da energia na praia, equipamentos de segurança, limpeza dos locais e atendimento aos visitantes.
Para a Diretora de Assuntos ambientais da ACIARA, Julianne Carneiros, fortalecer o turismo ecológico, onde geração de renda e preservação andam juntas, só é possível com apoio de órgãos públicos. “O que nós temos visto com o projeto é que existe o comprometimento dos municípios em fortalecer estratégias ambientais, como o bom atendimento aos turistas e a manutenção das praias limpas porque o turismo com responsabilidade gera renda para comunidade local”, defendeu Julianne.