Pesquisar
Close this search box.

Nesta quarta-feira (14) será comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, com um café da manhã especial e sorteio de brindes para quem for doar no Hemocentro de Araguaína, localizado na rua 13 de Maio, 1336, no Centro, ao lado do Hospital Regional. A ação faz parte da Campanha ‘Junho Vermelho’ realizada pelo Rotary Club Doe Vida, que tem o objetivo aumentar o estoque de bolsas de sangue na unidade.
O projeto conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), que fez a doação de uma bicicleta para ser sorteada entre aqueles que doarem sangue até o dia 31 de julho. O sorteio está marcado para o dia 1º de agosto. “Responsabilidade social é uma das marcas da ACIARA, que está presente na agenda da entidade, por meio das ações que realizamos durante o ano inteiro. E não poderíamos ficar de fora dessa campanha importante para garantir a vida de quem precisa de sangue. E todos os nossos diretores, empresários e colaboradores estão convidados a fazer esse gesto simples que é doar sangue”, disse o presidente da ACIARA, Denilson Silva.

Nova meta
O Hemara, como todas as unidades do estado, tem como meta coletar 900 bolsas de sangue mensais, que representa um aumento de 30% a mais do que já era coletado. Antes, a meta era a coleta de 700 bolsas. A mudança determinada pelo Governo do Tocantins foi por conta do aumento da demanda nas unidades hospitalares, com a realização de cirurgias cardíacas, cirurgias eletivas, dentre outros.
De acordo com a enfermeira de captação do Hemocentro de Araguaína e rotariana, Magna Bueno, a expectativa é que a campanha realizada pelo Rotary ajude a atingir a meta. Magna também chama atenção para a temporada de praias. “Sabemos que no mês de julho caem as doações porque muita gente viaja. E para piorar essa situação, julho é o mês que aumenta o registro de acidentes e, portanto, muitas dessas vítimas vão precisar de sangue para sobreviver. Por isso, contamos com a ajuda da população”, ressalta Magna.

Campanhas rotarianas
O Rotary Club Doe Vida foi criado com a missão de ajudar o Hemocentro de Araguaína a melhorar o estoque de doação de sangue. Em novembro de 2022, a entidade realizou a 1º edição da corrida ‘Aliança Pela Vida’, que utilizou a doação de sangue como inscrição para quem desejava participar da competição, que distribuiu prêmios para os primeiros colocados. A estratégia deu certo porque dos 250 atletas inscritos, 95% doaram sangue.

O vice-presidente do Rotary Doe Vida, Juliano Ferreira, destaca a importância das parcerias para contribuir com as doações de sangue. “Toda e qualquer ação feita por um grupo de pessoas, assim como nós do Rotary Doe Vida, é de suma importância para ajudar o hemocentro a manter o estoque de forma regular e que as demandas transfusionais possam ser atendidas. Não importa se uma ação consegue 5, 10. 20 ou 100 bolsas porque cada doação vai salvar no mínimo quatro vidas”, pontuou.

Como doar

O candidato à doação deve ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 kg; estar em bom estado de saúde e manter uma boa alimentação, evitando alimentos gordurosos, nas 4 horas que antecedem a doação. No ato da doação, é necessário também apresentar documento original com foto. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.  

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.