Pesquisar
Close this search box.

A Prefeitura de Araguaína informou que aprimorou os processos legais, desburocratizando o pagamento do alvará de funcionamento. Agora, o empresário pode imprimir o boleto no site da Prefeitura e, após a quitação, já tem a aprovação imediata, sem necessidade de fiscalização prévia.

“Araguaína pratica o princípio da boa-fé do particular, no qual os empresários abrem o seu negócio de baixo risco sem e necessidade de licença prévia. Essa fiscalização é realizada depois, presencialmente ou com uso do nosso novo sistema de georreferenciamento. Assim, não causa prejuízo à sociedade e, em contrapartida, ainda gera emprego e renda”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza.

Outra mudança para 2021 foi na validade do alvará, que passou para 12 meses, independente da data de início do funcionamento. “Antes o alvará valia para o ano corrente. Se o empresário abrisse a empresa em novembro, teria apenas dois meses de validade. O que não é justo. Agora, a validade é de um ano, a partir do pagando da guia”, explicou Fabiano. Já a renovação para o empresário que obteve o alvará em 2020 vence no dia 31 de março.

Para acessar a taxa de alvará, basta o empresário informar o CNPJ no site da Prefeitura ou pelo link de acesso rápido: https://bit.ly/3ep2uG3

Desburocratização
A reforma do Código Tributário Municipal, com extinção de várias leis e decretos, entre outras medidas, encaminhou Araguaína para adotar o princípio da boa-fé do particular. Isso proporcionou a Prefeitura ser reconhecida como a primeira no Brasil a decretar liberdade econômica e também primeira a utilizar a plataforma Gov.br, que agiliza o atendimento ao público. Anteriormente, o tempo médio de abertura e liberação com emissão de alvará de um novo negócio era de 38 dias.

(Com informações da prefeitura)

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.