Pesquisar
Close this search box.

A reunião com parceiros serviu para apresentar as principais ações promovidas no ano passado e as ideias para  2019

 Ainda chove no Tocantins, mas a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA já começou mobilizar diretores e parceiros para colocar em prática mais uma edição do projeto “Praia Limpa, Praia Viva”, de conscientização ambiental durante a temporada de praias na região norte do Estado.

No último dia 1º de abril, diretores da entidade se reuniram com parceiros das prefeituras de Araguaína, Babaçulândia e Araguanã, além de instituições como o SEBRAE, Naturatins, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

No encontro foi apresentado um pequeno balanço dos trabalhos realizados em 2018, como as ações nas escolas, Parque Cimba e nas praias. Para esse ano, a principal novidade é o fortalecimento de parcerias com mais instituições como a Marinha do Brasil, que vai atuar no trabalho de fiscalização das embarcações.

O presidente da ACIARA, Dearley Kuhn, ressaltou que o projeto tem dimensão macrorregional e abrange também o município de Piçarra, no Pará.

“A ACIARA criou esse projeto há alguns anos para conscientizar toda a sociedade sobre importância do meio ambiente, aproveitar os nossos rios Tocantins e Araguaia da melhor maneira possível, deixando os espaços limpos. Temos trabalhado diuturnamente para promover mais essa edição do projeto, engajando as prefeituras, empresas e instituições públicas para conscientização”, destacou o presidente.

Medidas ambientais

 William Rezende, diretor de Assuntos Ambientais da ACIARA, destacou o crescimento do projeto Praia Limpa. “Esse projeto, na medida que os anos vão se passando, vai sendo aperfeiçoado. Esse ano temos várias entidades parceiras. O detalhe é que nós não apresentamos o projeto pronto, mas ele é construído com a participação de todos”, frisou.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Júnior Marzola, lembrou que o município tem abraçado a ideia de garantir a preservação do meio ambiente.

“Na praia do Garimpinho, por exemplo, zeramos os resíduos depositados de forma irregular. Fizemos um trabalho de conscientização aliado com o de fiscalização e isso tem dado certo. Até julho queremos entregar a obra da praia artificial da Via Lago e também o laboratório de análise da água do Lontra, com o objetivo de monitorar e garantir a preservação”, disse o secretário.

Parcerias

 A cidade de Araguanã, que recebe muitos banhistas de Araguaína, está mais uma vez engajada na proposta.  “Esse projeto, para nós, é muito importante, porque nossas praias são difíceis de administrar. Essa iniciativa facilita o trabalho de orientação e fiscalização”, frisou o prefeito Hernandes da Areia.

“Precisamos mudar os hábitos das pessoas e investir na orientação nas escolas. Temos que ter estratégias para fazer essas mudanças necessárias”, concluiu a coordenadora da diretoria regional do Naturatins, em Araguaína, Aída Maria Bonfim Leite.

 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.