A pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), no período de 3 a 13 de agosto, apontou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) permaneceu estável, comparado ao mês anterior, julho. Agosto registrou 55 pontos. Valores acima da 50 indicam confiança.
De acordo com a Fieto, mesmo com uma leve queda em indicadores que formam o Índice o resultado é considerado positivo. A coordenadora de pesquisa da FIETO, Gleicilene Bezerra, analisa que a confiança dos empresários do segmento industrial indica otimismo com relação a economia brasileira e seus negócios para os próximos seis meses. “Empresários confiantes tendem a investir mais em seus negócios, o que se espera que se confirme nos próximos meses impulsionando o reaquecimento do setor”, afirma.
Já sobre o Indicador de Condições Atuais, que também integra o ICEI, de 45,5 no mês de julho caiu para 44 pontos, em agosto. Isso demonstra que as condições atuais da economia brasileira e de suas empresas pioraram em comparação com os últimos seis meses.
No Tocantins, a pesquisa é feita por meio de respostas das empresas online ou via telefone e contou com uma amostra de 91 indústrias, sendo 64 de pequeno porte e 27 de médio e grande porte. A pesquisa contou com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).