Durante a reunião realizada na segunda-feira, dia 21, no auditório da ACIARA, dos cinco deputados estaduais de Araguaína que foram convidados pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína, três participaram do evento, que discutiu duas importantes pautas do setor empresarial: a Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína e a alíquota de ICMS para o combustível de aviação.
Participaram os deputados estaduais Elenil da Penha (MDB), Jorge Frederico (MDB) e Issam Saado (PV). Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Wagner Borges, o Diretor do Colégio Santa Cruz, Padre Edson e a presidente da ASCA – Associação dos Contabilistas de Araguaína, Tais Bandeira.
O presidente da ACIARA, Denilson Silva, enfatizou a importância de rever o desconto do ICMS sobre o combustível da aviação como estratégia para atrair novas empresas áreas para o Aeroporto de Araguaína, além de investidores para a região. Denilson também lembrou do risco para quem pega a estrada em busca voos mais baratos ou oferta de horários, em cidades de estados vizinhos, como Pará e o Maranhão.
Os deputados falaram que vão apoiar a luta pela revisão do ICMS e ressaltaram a importância de uma união de forças dos poderes legislativo e executivo para conseguir atingir essa meta.
EPOCA
A EPOCA – Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína foi realizada pela última vez em 2013, na gestão de Antônia Lopes, como presidente da ACIARA. A Feira foi criada com objetivo de aquecer o comércio local, estimular entre a classe empresarial o associativismo e fomentar conhecimento em gestão empresarial para manter as empresas competitivas.
Na última edição, a EPOCA foi realizada no Centro de Atividades do Trabalhador (CAT). O evento contou com mais de 70 estandes, que reuniu cerca de 100 marcas. Um público de 25 mil pessoas passou pelos cinco dias de feira, gerando cerca de R$ 10 milhões em volume de negócios.
Denilson ressaltou a necessidade da realização da feira para a retomada da economia local, especialmente para os pequenos negócios, que enfrentaram desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Durante os seus pronunciamentos, os deputados Jorge Frederico e Issam Saado falaram que vão colocar uma emenda para destinar recursos na realização da Feira EPOCA, que deve ocorrer no segundo semestre de 2022.