O auditório da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara foi palco na do módulo 2 do circuito de palestras ministradas pelo treinador Silvério Freitas. No último dia 16, o tema tratado com os participantes foi “Desenvolvendo Habilidades de Comunicação”.
Os tópicos abordaram tanto técnicas comunicacionais quanto situações práticas. Silvério explicou que comunicação não esta só no ato de falar, já que outros fatores também contribuem para que a mensagem seja bem recebida pelo cliente. “A comunicação possui pilares bem definidos que contam muito para que uma boa impressão seja passada em todas as etapas da conversa”, disse o treinador. A expressão corporal, o tom de voz e a escolha de palavras são características determinantes para uma boa comunicação entre vendedor e consumidor.
Outro fator foi o medo de falar em público. “Tem muita gente que conhece o seu produto, mas na hora de conversar com o cliente, de abordá-lo, de responder uma pergunta, acaba se perdendo porque tem medo de falar em público, às vezes engasga, ou esquece. Por isso existem algumas técnicas”, destacou o palestrante.
Lição aprendida
O vendedor Delcleciano Lopes disse que a palestra serviu para agregar conhecimento. “Vou colocar em prática o aprendizado o quanto antes”. Já para o Ermivan Martins, estoquista, “a palestra ajuda a gente a trabalhar, a melhorar o atendimento ao cliente, a se comunicar melhor com os companheiros e ajuda a crescer mais ainda na empresa”.
Ciclo de Palestras
Com valores subsidiados, a Aciara está oferecendo a todos os colaboradores do comércio de Araguaína 10 módulos de palestra que irão acontecer durante todo o ano. O módulo 1 tratou da importância do relacionamento nas vendas.
O presidente da Aciara, Márcio Parente, comentou que dificilmente muitos colaboradores em Araguaína teriam acesso a essa palestra. “Uma aula como essa é de nível nacional, então eles teriam que procurar fora de Araguaína. Por isso investimos na qualificação e é de suma importância eles estarem aqui, ainda mais pelo baixíssimo custo de investimento”, pontuou Márcio.