A reabertura de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e similares foi comemorada pelos empresários de Araguaína, que ficaram 90 dias com atendimentos suspensos ao público, por causa da pandemia da covid-19. A retomada das atividades foi na última sexta-feira, 12, dia dos namorados.
A empresária, Flávia Neiva, proprietária da Pizzaria e Restaurante La Fontana, que representou o segmento, na luta pela reabertura dos estabelecimentos, falou sobre a conquista. “Após 90 dias de portas fechadas para atendimento ao público, a publicação desse decreto veio como uma vitória para o segmento de alimentação fora do lar. Estamos muito felizes em poder voltar a trabalhar, mesmo que o decreto tenha restringindo alguns produtos que estão no nosso cardápio, como as bebidas. Mas só de poder trabalhar, retornar com nossas atividades, é um avanço muito grande”, ressaltou Flávia.
Flávia Neiva reforça a importância do segmento em manter as medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, garantindo a saúde da população e o retorno seguro das atividades comerciais em Araguaína.
Regras de funcionamento
Para manter os estabelecimentos em funcionamento, o decreto municipal determina que restaurantes, food trucks, trailers, açaiterias, pizzarias, sanduicherias e similares, obedeçam às regras de segurança. São elas:
– Respeitar o limite de distanciamento de dois metros entre as mesas;
– Mesa com limite máximo de seis lugares;
– Permitido no máximo 40 clientes sentados, mesmo se o local tiver espaço para receber mais;
– Horário de atendimento ao público no domingo à quinta-feira, até às 22h. De sexta-feira a sábado, até às 23h;
– É proibida a modalidade self-service e a permanência e consumo em balcões.
– Com exceção dos espaços internos e cobertos dos restaurantes, é terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento comercial, industrial e de serviços, bem como em todo e qualquer local público de Araguaína.