Pesquisar
Close this search box.

Diretores da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA reuniram-se com o secretário da Fazenda do Estado, Edson Ronaldo Nascimento, na tarde do último dia 12, na sede da entidade, para tratar dos avanços das reivindicações apresentadas à pasta ainda no mês de abril, quando representantes da associação estiveram em Palmas com o secretário.

“Ficamos satisfeitos com o primeiro encontro porque percebemos que a secretaria tem a intenção de desenvolver uma política econômica voltada mais para a classe produtiva e não somente para a arrecadação. Agora queremos saber em que pé estão as mudanças”, afirmou o presidente da ACIARA, Márcio Parente.

 

Boas expectativas

 

De acordo com o secretário, para este ano, a programação do Estado é organizar e equilibrar as contas para dar segurança jurídica a potenciais novos investidores. “Nossa projeção é que os investimentos aumentem em 2017 e 2018, também levando em conta as perspectivas de melhorias na economia nacional”. Edson informou que, apesar da crise, o Tocantins mantém o crescimento com taxas anuais de 5% a 6%.

 

Ações pontuais

 

Os diretores abordaram novamente todos os pontos apresentados na primeira reunião em Palmas e reforçaram que o Estado precisa concentrar as fiscalizações nas empresas irregulares. “O que está acontecendo hoje é que estão penalizando os negócios regulares, aqueles que estão em dia com todos os impostos. Há uma rigidez desnecessária sobre essas empresas. O Governo tem que usar da inteligência fiscal para identificar os irregulares, que oferecem uma concorrência desleal para os demais”, observou o diretor Ronaldo Dias.

 

Em andamento

 

Também presente no encontro, o delegado regional de fiscalização, Edilmar Marques Araújo Carvalho, informou que já há um trabalho previsto de pente fino sobre a regularidade das empresas. “Vamos verificar a emissão das notas fiscais, cupons e fazer uma monitoria fiscal com o intuito da autor regularização”, adiantou o delegado. O objetivo é acompanhar de perto estas empresas e permitir que elas se adequem às obrigatoriedades voluntariamente. Caso não aconteça, haverá sanções.

“A Delegacia Regional da Receita Estadual está na linha de frente das nossas ações e deve levar todas essas reivindicações apresentadas pelos empresários até a secretaria. Queremos estimular esta via de mão dupla, na qual todos saem beneficiados, porque há geração de renda e arrecadação”, completou o secretário Edson.

 

Relações institucionais

 

Um dos propósitos do encontro foi fortalecer os laços institucionais e deixar a secretaria mais sensível às demandas do empresariado. “A ACIARA estará sempre de portas abertas para contribuir com informações e projetos”, anunciou o presidente Márcio. “Quem está de fora da esfera pública tem uma visão diferenciada do processo e pode contribuir com boas ideias”, acrescentou Ronaldo.

“O Tocantins tem tudo para crescer, mas é necessário não encurralar as empresas. Queremos, sim, gerar emprego e renda para a cidade, arrecadação para o Governo, por isso acreditamos que o Estado precisa reconsiderar algumas posturas”, pontuou o diretor William Rezende.

Também participaram do encontro os diretores da ACIARA Wesley Barreto, Ulisses Parente, Elieth Lobo, Juliane Carneiro, Renye Costa e Jeferson Silva.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.