O Dia do Cliente será comemorado na próxima quinta-feira (15) e as empresas trabalham para potencializar a margem de lucro na venda de produtos e serviços. No entanto, é preciso ressaltar que a eficácia da estratégia passa pelo “investimento” no bem-estar do consumidor. A data foi criada com objetivo de parabenizar aqueles que ajudam na manutenção dos negócios.
No Brasil, a data é comemorada desde 2003 e foi criada por um empresário no Rio Grande do Sul como uma estratégia de estreitamento de relacionamento entre as empresas e seus clientes. A data é oportuna para os lojistas criarem promoções e oferecerem produtos com desconto e experiências diferenciadas para sua clientela.
O Dia do Cliente pode ajudar a aumentar as vendas em um mês que não conta com datas comemorativas, como o Dia das Mães. E o aquecimento no comércio pode resultar em fidelização do cliente, que busca um atendimento diferencial.
De acordo com um relatório elaborado pela startup Voxus, a data deve impulsionar principalmente as vendas no setor de moda, beleza, saúde e eletrônicos. Na parte de vestuário, a startup estima que o crescimento das operações pode superar 160% apenas nos e-commerces.
Os empresários devem estar atentos a essa ocasião para fornecer uma experiência diferenciada ao seu cliente para fortalecer seu relacionamento, valendo desde promoções nos produtos, brindes nas compras, descontos progressivos e mais.
Ações de marketing que valorizam o consumidor são bem-vindas, mas não há sentimento melhor do que ser escutado.