O comércio de Araguaína deve faturar mais em 2021 com o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (08), do que no ano passado. É o que mostra o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA). O SPC apontou um aumento de 29% na procura por crédito na semana que antecede o dia dos pais.
De 31 de julho a 4 de agosto de 2020 foram realizadas 7.014 consultas. Números considerados bons diante do quadro de crise provocado pela pandemia. Esse ano, no período de 30 de julho a 3 de agosto, foram registradas 9.055 consultas, que apontam um crescimento de 29,09%. Para o diretor do SPC da ACIARA, Alberto Luna, houve um aumento expressivo. “Esse cenário positivo pode sinalizar que o cliente está mais acostumado com a questão do coronavírus. Está levando em consideração a redução dos números de mortos e novos casos. Tudo isso faz com que ele se sinta mais confortável”, ressaltou Luna.
Comparação com julho
Na estatística geral de consultas, fazendo um comparativo com o mês de julho deste ano, a projeção é ainda melhor. Foi registrado um crescimento de 39,4%. “Tudo isso demonstra que o consumidor está mais à vontade para fazer negócios. A confiança está retornando. Esses números têm mostrado essa tendência”, explicou o diretor do SPC.
Presentes
Os presentes e os serviços mais procurados para o Dia dos Pais subiram em média 6,08% nos últimos 12 meses. O percentual, no entanto, ficou abaixo da inflação neste mesmo período, que foi de 8,31%. Os dados são da pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas a partir de 30 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor.
O Dia dos Pais é a quarta data mais importante do comércio varejista brasileiro, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.