A reunião com parceiros serviu para apresentar as principais ações promovidas no ano passado e as ideias para 2019
Ainda chove no Tocantins, mas a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA já começou mobilizar diretores e parceiros para colocar em prática mais uma edição do projeto “Praia Limpa, Praia Viva”, de conscientização ambiental durante a temporada de praias na região norte do Estado.
No último dia 1º de abril, diretores da entidade se reuniram com parceiros das prefeituras de Araguaína, Babaçulândia e Araguanã, além de instituições como o SEBRAE, Naturatins, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
No encontro foi apresentado um pequeno balanço dos trabalhos realizados em 2018, como as ações nas escolas, Parque Cimba e nas praias. Para esse ano, a principal novidade é o fortalecimento de parcerias com mais instituições como a Marinha do Brasil, que vai atuar no trabalho de fiscalização das embarcações.
O presidente da ACIARA, Dearley Kuhn, ressaltou que o projeto tem dimensão macrorregional e abrange também o município de Piçarra, no Pará.
“A ACIARA criou esse projeto há alguns anos para conscientizar toda a sociedade sobre importância do meio ambiente, aproveitar os nossos rios Tocantins e Araguaia da melhor maneira possível, deixando os espaços limpos. Temos trabalhado diuturnamente para promover mais essa edição do projeto, engajando as prefeituras, empresas e instituições públicas para conscientização”, destacou o presidente.
Medidas ambientais
William Rezende, diretor de Assuntos Ambientais da ACIARA, destacou o crescimento do projeto Praia Limpa. “Esse projeto, na medida que os anos vão se passando, vai sendo aperfeiçoado. Esse ano temos várias entidades parceiras. O detalhe é que nós não apresentamos o projeto pronto, mas ele é construído com a participação de todos”, frisou.
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Júnior Marzola, lembrou que o município tem abraçado a ideia de garantir a preservação do meio ambiente.
“Na praia do Garimpinho, por exemplo, zeramos os resíduos depositados de forma irregular. Fizemos um trabalho de conscientização aliado com o de fiscalização e isso tem dado certo. Até julho queremos entregar a obra da praia artificial da Via Lago e também o laboratório de análise da água do Lontra, com o objetivo de monitorar e garantir a preservação”, disse o secretário.
Parcerias
A cidade de Araguanã, que recebe muitos banhistas de Araguaína, está mais uma vez engajada na proposta. “Esse projeto, para nós, é muito importante, porque nossas praias são difíceis de administrar. Essa iniciativa facilita o trabalho de orientação e fiscalização”, frisou o prefeito Hernandes da Areia.
“Precisamos mudar os hábitos das pessoas e investir na orientação nas escolas. Temos que ter estratégias para fazer essas mudanças necessárias”, concluiu a coordenadora da diretoria regional do Naturatins, em Araguaína, Aída Maria Bonfim Leite.